segunda-feira, fevereiro 1

Choque de ordem no Alguma Bossa!


Tudo começou nesse post:

Isabella disse (http://ddxbb.blogspot.com/):

"Adorei! Mas nao me conformo pelo fato de voce omitir a fonte de suas fotos. E um procedimento padrao e etico!"


Alguma Bossa:
Isabela, você pode ter razão. Mas, antes de dizer o que faremos, queríamos contar um breve histórico do Alguma Bossa.

O blog nasceu logo depois da chegada da Manu e do Zeca ....

Estávamos encantadas com o universo infantil. Era um "bate papo" entre três irmãs e muitas primas..... Ao longo do tempo, o blog foi crescendo de forma constante em audiência. Chegamos a bater 80.000 page views em 1 mês, o que, na nossa avaliação, parecia ser um numero incrível.

Acontece que todas nós trabalhamos muito e, o tempo que temos para nos dedicar ao Alguma Bossa não passa de alguns minutos no dia.

Sentamos... pegamos diversas referências e, quando temos tempo, colocamos no blog. Essa é a maior razão de não guardarmos as fontes.

Mas, você pode ter razão. O único cuidado que temos é de mandar email para os blogs que pedem para pedir permissão, mas não podemos afirmar que isso seja suficiente..

Enfim...gostamos da liberdade de falarmos de qualquer coisa, inclusive de coisas que não gostamos...e, só podemos fazer isso com propriedade quando não estamos fazendo alguma coisa errada.

Por isso....o Alguma Bossa fará um "choque de ordem". Não podemos criticar os outros se nós mesmas podemos estar fazendo errado. Vamos tentar nos organizar e, quando isso acontecer o Alguma Bossa voltará!
Livia e Cecília ..........(http://www.bolsademulher.com/) quando isso acontecer, voltamos a nos falar!!

42 comentários:

  1. É uma atitude muito nobre perceber a crítica como oportunidade de crescimento.
    E, com certeza, crescerão muito!
    Parabéns pela decisão e voltem logo!!

    Abraços

    Angela Ventura
    http://novaideiavelha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. PELO AMOR DE DEUS, VCS SAO MEU BOM DIA!!!! ACORDO E CORRO PRA VER AS NOVIDADES.... NAO SUMAM.

    ResponderExcluir
  3. Não sumam!! [2]
    Olha, não dá para deixar de dar o meu pitaco, acho que esta pessoa pode até estar certa se formos avaliar que de fato os donos das fotos merecem os devidos créditos, mas também sou a favor de que se a pessoa se incomoda com isso e NÃO É O DONO DA FOTO, deve manter a boca fechada e se for da vontade não voltar mais.
    Simples né!?
    Não entendo a preocupação com a vida alheia. O blog realmente é de visitação pública, mas quem escreve ele é você e você deve fazer da maneira que dá e que você julga certa. Se qualquer pessoa pensa diferente, então aplique isso no próprio blog e não encha o saco dos outros..
    Não deixe de postar pq eu adoro o blog e pela quantidade de seguidores, muita gente adora também :)
    Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Isso foi ridiculo ! O alguma bossa nao copia orienta , nao divulga a ideia em seu nome , só adianta , pra qum nao tem tempo a perder, o que há de bom na net. E eu lá quero saber de onde veio quero ver... Como passamos por uma vitrine de multimarcas . Se precisar da referencia joga a imagem no google que aparece a origem e pronto. Agora vejam só vou ficar sem meu blog preferido, que me relaxa quando estou com a cabeça cheia de doentes e suas doenças. Saco...

    ResponderExcluir
  5. Oi, não entendi bem o que aconteceu, só sei que vou ficar mto triste sem vcs...Amo o blog, entro todo dia pra ver as novidades e adoro os posts!!! Bjossss

    ResponderExcluir
  6. Oi,
    Acho louvável a atitude. Mas, não sumam mesmo!

    É um dos blogs que já estou viciada em visitar. Já me inspirou em refazer o estilo do quarto do meu filho e ainda inovar em festas infantis. Trabalho com decoração de festas infantis ( www.ingridmarinho.com.br), teen e adulto, Sou secreta´ria executiva e ainda blogueira ( http://chiqbyingrid.blogspot.com). É um vício que não consigo largar ( a visitinha diária aqui) e sei exatamente que o tempo é curto e imagino o que vcs passam pra deixar o blog em dia!Tb às vezes me esqueço mesmo da fonte e ainda falo mais uam vez que o importante é a informação, a troca de idéias se a intenção não é vendero que o outro criou...
    Por favor, da maneira que está já é incrível e vcs sempre com novidades que nos encantam e nos deixam com mais vontade de inovar, sermos organizadas e dedicadas aos nossos babies.
    Ai, chega! Ufa! rs

    Mas, sempre passo e pouco comento. Desta vez, tive que falar!
    Cuidado! Está excelente e não sumam! Super beijo e acredito que a atitude vai deixar o blog ainda melhor. Parabéns!é um excelente blog!

    Ingrid

    ResponderExcluir
  7. Sobre direitos autorais....

    Queridas, bom dia!

    Como seguidora, e fã do blog e blogueira que sou, sinto-me, tanto no direito, quanto na obrigação de opinar...

    Falar de ética e de créditos na internet é uma coisa um tanto quanto complicada e particular... Hj em dia, faz parte do dia-a-dia de muitos, navegar por sites, blogs e afins, e como consequência desses momentos, guardar fotos, referência e dicas daquilo que nos agrada, aquilo que temos vontade de compartilhar... Ok, se a referência é sabida, nada mais justo do que compratilhar. Se o intuito do post, da divulgação é comercial, nada mais OBRIGATÓRIO do que procurar, pedir autorização e divulgar a fonte. Agora, se o intuito do blog é compartilhar gostos, compartilhar achados, nada mais comum que isso seja feito de forma informal... O Alguma Bossa não está se apoderando da criação, ou do trabalho de ninguém... As imagens divulgadas são públicas e sabidamente de terceiros... Acho de uma implicância sem tamanho essa discussão!

    A Internet apresenta-se no mundo moderno com um Universo infinito de opções, (na grande maioria das vezes de entretenimento, sem vínculos comerciais, como no caso dos blogs), de referências, onde é mto complicado vc exigir certos procedimentos éticos que se aplicam para editoras que publicam livros, revistas, editoriais e etc...

    Não estou dizendo que os autores não merecem o seu devido crédito, só estou dizendo que deve existir uma flexibilidade e uma compreensão em certos casos...

    Eu mantenho 2 blogs particulares, um onde eu escrevo textos sobre assuntos aleatórios, sobre a minha vida, sobre os meus sentimentos e acontecimentos, outro narrando o crescimento, desenvolvimentos da minha filha e a minha aventura como mãe... Nesses blogs, eu divulgo fotos particulares minha e da minha família...Pasmem: Não apenas 1, mas mais vezes, eu já me deparei com cópias fiéis de textos meus, assinados por terceiros!! Já encontrei fotos de minha filha como filha de outra!!! Isso sim é falta de ética, na Internet ou seja lá onde for...

    Agora julgar um blog onde as imagens são compartilhadas, e onde é declarado que o intuito do blog é compartilhar "achados", já é demais...

    Ok, ok, essa é só a minha humilde opinião e desabafo sobre ética na Internet...

    Mas faço coro aos comentários acima: NÃO SUMAM!!! rsrsr

    Bjos,

    Gabi

    ResponderExcluir
  8. Meninas, parabéns pela iniciativa, pela postura e pelo respeito que trataram o comentário da Isabella.

    Para mim, vocês ganharam muito mais com esse 'post' do que com todas as fotos lindas e ideias maravilhosas que acompanho há algum tempo no blog, as quais, inclusive, inspiraram a festinha de 1 ano do meu bebê Pedrinho.

    Com certeza, a perfeição não está em nós, mas reconhecer algo que se mostra equivocado, a despeito de todos os entraves para se corrigir, e buscar melhorar, é digno de aplausos.

    Mais do que bom gosto, criatividade, fino trato, através desse blog, pude perceber que vcs são pessoas sensíveis que que buscam fazer a diferença na vida de outros e nesse mundinho tão difícil, parabéns por isso também.

    Então é isso, desejo uma ótima semana pra vcs, pra Manu, pro Zeca (que intimidade!) e que JESUS os abençoe ricamente.

    Com carinho,
    Kílvia.

    ResponderExcluir
  9. Faço coro com um pouquinho de cada uma... Pleas não sumam, transformar a crítica em ações positivas foi show da parte de vcs, mas tb acho que não é pra tanto... afinal é um blog pessoal...sei lá... não tenho uma opinião muito formada sobre isso ainda...

    E não demorem, again!
    Bjux!

    ResponderExcluir
  10. Então vamos ficar um tempo sem bossa... que notícia chata, ainda mais para uma segunda- feira.
    Tudo bem que as vezes vcs não colocam créditos e nem links, mas nunca vi vcs dizerem que a imagem e o trabalho era de vcs e agirem de má fé...
    Referências acabam se perdendo e quem divulga algo na rede tem que estar ciente disto.
    Eu interpreto o Alguma Bossa como um papo de amigas, uma troca de idéias e é uma pena que nem todos
    pensem assim.
    Não desistam!
    Bjos no core e até logo...

    ResponderExcluir
  11. E o pior o perfil da "querida cheia de moral" é falso...rsssss.

    ResponderExcluir
  12. Concordo plenamente com a Thaís...
    Não sumam!!!!!

    ResponderExcluir
  13. gosto tanto do blog!!!
    Concordo em dar crédito às fotos, mas entendo, compreendo que nem sempre isso é possível!! Algumas fotos são quase de domínio público!! Vc pega num site onde está passeando, mas nem sempre ela é originalmente de lá!!
    E concordo com a Thais... se o dono da foto não se importa...
    Acho o seguinte: o mundo daria uma melhorada considerável se cada um cuidasse do seu umbigo!!!!

    Voltem logo, sim???!!!

    beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Fala serio! Essa pessoa que reclamou nao deve ter nada para fazer.
    Quase todos os blogs (inclusive o meu) nao da (todos) os creditos para as coisas interessantes que encontramos por ai.
    As vezes por absoluta falta de tempo (como eh o seu caso) as vezes pq foi tirada de um catalogo online (sem grande expressao).
    Por isso acho que nao tem nada de anti etico no que vcs fazem.
    As incomodadas que nao venham mais!
    beijocas,
    Cris Barata
    www.ideiasdostudio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi meninas, adoro o blog de vcs e conheço a Rapha pois trabalhamos juntas. Foi atraves dela que cheguei até o blog.
    Eu concordo com a Angela e acho que vcs devem encarar a critica como sendo construtiva. Eu mesma ja tive vontade de dar esse toque pra vcs. Sou nova no mundo blogueiro mas quando fiz meu blog ( que não é nada sério) foi um dos primeiros conselhos que recebi: Sempre dar o crédito da foto para não ter problemas futuros.
    Não acho que a pessoa que falou o fez por maldade, realmente vcs podia ter problemas agindo assim, mesmo que por inocencia ou experiencia. Esse mundo de blogs é cheio de vaidades e quanto mais problemas evitarmos, melhor.
    No mais, espero que voces não demorem a voltar pois adoro passar aqui diarimante.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Que pena!!!
    Tenho o blog de vocês nos meus favoritos e posso afirmar que todos os dias entro para dar uma olhadinha, assim como vamos a um shopping olhar as vitrines.
    Realmente, as imagens de fotos são os atrativos dos usuários. Desconheço as regras e leis para internet e blogs, talvez sejam pouco divulgadas.
    Mas, de qualquer forma, como vocês já fizeram sucesso e são acompanhadas diariamente por um público inteligente e esclarecido, podem, dentro das regras, para não serem prejudicadas, assumirem o blog profissionalmente e talvez até ganhar dinheiro com isso. Porque as vezes as pessoas teem conhecimento fazem tudo direitinho e não teem ESTILO.. e isso já provaram que nesse blog sobra!!!!!
    Abraços.

    Jurema Pereira

    ResponderExcluir
  17. Não sumam [3]
    Eu também tenho milhares de referencias guardadas de antes do meu blog existir, também fico com receio de exibi-las e prefiro mostrar fotos particulares no meu blog, mas às vezes um imagem fala mais do que mil palavras...
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Oie, tenho algo a dizer.
    Primeiro não é uma cópia, muitas vezes estas fotos que pega,mos emprestadas, tb foram tiras de algum lugar.
    Que mal há?
    Não esta sendo vendida!!!!!!!!
    Tb já tirei muitas inspirações para festas deste blog maravilhoso!!!!!!!!!!
    Acho que as pessoas deviam se preocupar com coisas mais importantes. Como o Haiti!!!!!
    Voltemn loGOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    ResponderExcluir
  19. Faço coro com as que disseram que, coloca o crédito quem quiser, já que o blog é um espaço seu e você não está dizendo que aquele trabalho ou foto é sua.
    Quem não concorda, não apareça por aqui e também não atrapalha quem tanto gosta de ver os achados do Alguma Bossa.
    Se dependesse de mim, o blog continuaria do mesmo jeito!

    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Já tô morrendo de saudade do blog.
    Quem tá reclamando deve estar com inveja, isso sim! Falta de ética? Isso foi demais!
    Volta, Alguma Bossa! Quando for preciso saber a fonte, nós perguntamos!!
    Paula Campos

    ResponderExcluir
  21. ai gente, mas quanto exagero desse povo, né? hoje em dia a internet transformou muito as relações, desconfigurou as coisas, realinhou os processos e acabou criando uma lógica ilógica muito própria. a discussão dos conceitos de propriedade, autoria, plágio e ética, no ambiente virtual, são complexas, e diferente de tudo o que a gente já pensou sobre esse assunto. morro de vontade de esganar um quando encontro por aí cópias deslavadas dos meus produtinhos, mas por mais dura que seja a realidade, a verdade é que quem tomou a iniciativa de tornar pública a minha criatividade fui eu, ou seja, tenho que arcar com as consequências... agora cá entre nós, quando o que está em jogo é pura e simplesmente a citação de uma referência que não tem, nem de um lado nem de outro, nenhum cunho comercial, acho um pouco demais... será que essa pessoa que reclamou fica monitorando todos os blogs do universo pra reclamar, em todas os idiomas e dialetos, que algum blogueiro lá do outro lado do planeta não publicou a fonte da imagem???????? afe...

    ResponderExcluir
  22. Meninas... A-B-S-U-R-D-O!!!
    Todas as pessoas que seguem o Bossa, sabem que a prioridade nas fotos é mostrar a ideia, não copiar ou usar de má fé.
    Espero vcs logo... please!!!!!
    Beijocas,
    Carol - Ópera Cacau

    ResponderExcluir
  23. O alguma bossa é um excelente blog, essa pausa não creio que seja um choque de ordem, mas um choque de crescimento.

    Sobre o princípio da reciprocidade ou "usura não" colocando o link valoriza e divulga quem gerou o conteúdo original, não precisa pedir autorização, é só por o link.


    Eu achei muito bom qe vocês tenham levado a crítica para o lado construtivo da questão e não como uma ofensa pessoal.

    Isso mostra maturidade, vocês amadurecem e o blog também.

    Sempre é tempo de mudar e agregar.
    O que não cresce, não frutifica e acaba por morrer.

    Gosto muito de ler os seus comentários e dicas.
    Ultrapassem esse obstáculo e voltem com tudo!

    ResponderExcluir
  24. Olá meninas, descuplem a repetição mas, NÂO SUMAM!
    Tem um post lá no RECOMADRES (Cada um é cada um...) que tem tudo a ver com esse tema.
    Se vocês demorarem para voltar, por causa de pitacos alheios, vou encher esse blog de recadinos (VOLTA) e vocês não vão aguentar, rs. E vou achar que me enganei quando escolhi esse blog como um dos meus favoritos, tão cheio de atitudes!
    Beijocas,
    Cris João
    (www.recomadres.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  25. Dar créditos às imagens publicadas é corretíssimo. Sumir, não! Faça como eu, quando acho alguma foto cuja autoria é desconhecida, dou o crédito ao santo google imagens! ;) bjo.

    ResponderExcluir
  26. Direitos autorais na internet é uma coisa complicada afinal é publica, acessada mundialmente e não temos controle.
    Acho legal sempre citar a fonte, mais mais como disse a Gabriele as vezes vamos guardando refêrencias e acabamos perdendo a fonte.
    Já tive trabalhos meus citados em outros blogs sem darem crédito.
    Para não me incomodar e não encher ninguém vou colocar marca d'agus nas minhas fotos, se quiserem usar podem usar mais o meu nome vai estar lá.
    Esta foi a maneira que achei para não ficar me indispondo com ninguém.
    Sou 100% a favor de blog como este que sou seguidor e está entre os meus recomendados, acho eu que o processo de criação é uma junção de varias refêrencias pela internet na rua, vendo varias coisas e juntando acaba saindo uma idéia. Por isso faço parte do coro:
    NÃO SUMAM!!

    ResponderExcluir
  27. Não, não e não!!! Voltem já. Agora mesmo. Isso não pode. Sempre que passeio pela net passo por aqui e não quero ficar muito tempo sem ver coisinhas lindas e fofas (com ou sem créditos). Um bjo

    ResponderExcluir
  28. LITERALMENTE NÃO ME CONFORMO!!!!
    Acho a atitude louvável!!!! Acompanho o blog há muito tempo e como já comentei anteriormente sou diarista. Não compartilho da opinião que as fotos publicadas devem necessáriamente conter sua fonte, até pq vcs~em nenhum momento dizem ser autoras das mesmas.
    Vou sentir uma falta tremensa de seus posts,
    POR FAVOR NÃO SUMAM.

    BJOKAS NO NO CORAÇÃO.

    Kátia
    tudodbomptocom.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. SOCORRO, POR FAVOR VOLTEM LOGO.PRECISAMOS MUITO DE VOCÊS.
    ESSE POVO QUE NÃO TEM O QUE FAZER...MANDA AQUI PRO VALE DO RIBEIRA AJUDAR AOS QUE ESTÃO DESABRIGADOS POR CAUSA DA CHEIA...NÃO ATRAPALHEM AS PESSOAS QUE DE UMA MANEIRA ESPETACULAR AJUDA A GENTE A SE DIVERTIR BASTANTE COM BLOGS DE INFORMÇÃO, CULTURA E LAZER...MENINAS BOLA P/ FRENTE E O CORO TÁ CADA VEZ MAIS ALTO...NÃO SUMAM BJOS.

    ResponderExcluir
  30. BEM, ESTOU PASSANDO POR AQUI PRA DIZER QUE ADORO O BLOG DE VCS E QUE OS POSTS TEM FEITO MUITA FALTA, E TAMBÉM ACHO QUE NÃO A NADA DE MAIS E NÃO COLOCAR AS FONTES, VISTO QUE VCS NÃO ESTÃO UTILIZANDO AS IMAGENS COMO SENDO DE VCS!!! NÃO DEIXEM O BLOG, CRÍTICAS SEMPRE EXISTIRÃO EM QUALQUER ÁREA, MAS A MAIORIA TENHO CERTEZA QUE NÃO DIVIDE A MESMA OPINIÃO!!!

    bjs e voltem logo
    Marília Gazolla

    ResponderExcluir
  31. Aconteceu algo parecido em meublog, só que quem reclamou era de fato a dona da foto, que comentou com toda a educação E RAZÃO, pois ela tirou a foto.
    Eu imediatamente dei os créditos a ela... acabou o problema.
    Creio que não será a última vez que isso acontece comigo, pois catalogo fotos a ANOS... muito antes de ter o blog e só passei a salvar as fotos em meu computador identificando os créditos a pouco tempo.
    ALGUMA BOSSA: vocês não são a primeira da net e nem serão as últimas. Sugestão: coloquem na margem a esquerda, um aviso FIXO falando que se alguém for o dono da foto ou souber a fonte, para informarem a vocês que darão o crédito.
    E VOLTEM A ATIVA!
    Muito mais são seus fãs do que os críticos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  32. Meninas façam como eu. Sempre que salvo uma foto, já salvo com o nome do autor do trabalho. está dando super certo! Facilita muito a vida. Não sumam!!!
    Beijo grande

    ResponderExcluir
  33. Meninas do alguma bossa!!! Nao e possivel q vcs parem de postar por causa disso... Nao se sintam ofendidas e nao privem os seus seguidores fieis de se inspirar e fazer um minutinho do nosso dia melhor!!! Numa boa, adoro tudo q publicam, claro que sei que as fotos sao achados da internet, mas so what? A grande maioria das pessoas que acessam ao site sabe disso tambem e sabe que realmente temos tantos afazeres que fica dificil dar conta de todos os detalhes... E olha que vcs as mestres em nos mostrar detalhes!!! Volta! Volta!

    ResponderExcluir
  34. Oi, Rapha!

    Basta salvar as imagens em pastas com tema e subpastas com os nomes dos lugares de onde tiraram as imagens. Facilita MUITO a vida!

    Beijos e sucesso!!!

    MEU BLOG: http://www.sabrinamix.com

    ResponderExcluir
  35. Saudades desse blog charmoso! Voltem logo! Pleaseeee!!!!

    ResponderExcluir
  36. Entendo vocês, tenho um cd com fotos de artesanato e decoração que pesquei Deus sabe onde!... Impossível colocar a fonte, bem que gostaria. Quanto a vcs estão de parabéns o blog é delicioso!

    ResponderExcluir
  37. Olá meninas,
    Já tinha postado um comentário sobre este post, mas devo ter feito alguma coisa errada e ele sumiu.
    Adoro esse blog e suas idéias criativas, não sumam!!
    É muito legal esse papo de liberdade de expressão, a gente fala o que quer e pronto! Mas no caso do blog, especificamente, é tão mais fácil nunca mais voltar quando não nos agrada, as criticas são bem vindas quando são construtivas se não, devem ser desprezadas!
    Lá no RECOMADRES tem um post que fala sobre isso (Cada um é cada um...), passa lá e depois me fala se não é verdade.
    Beijocas, e não sumam
    Cris João
    (www.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  38. Mais uma para o coro.
    NÂO SUMAM!!!!!
    Já recebi um chamado deste, pois não colquei o crédito em uma foto, mas acontece que nem toda foto achamos o crédito.
    Gosto de blog's, (vou colocar no meu) que escrevem no cantinho que se o dono da foto aparecer fale o nome ou peça para que o blog retire.
    Vou voltar sempre com ou sem créditos.
    Bjs, Ana

    ResponderExcluir
  39. Que coisa mais sem propósito. Eu médica, sem um pingo de tempo, entro no blog no consultório e me deparo com essa discussão.Pelo amor de Deus, minha bebe fez um ano , peguei todas as dicas da festa aqui, me inspirei aqui e nem reparei que precisava ter dado crédito de tudo a vcs.Isso sim é merecido.O resto é pra perder tempo. Postem muito, esse é o lado lindo da vida, já basta as doenças que o ser humano é obrigado a conviver. Super beijos.

    ResponderExcluir
  40. Nossa... Desnecessário o comentário da Isabella... O blog é um espaço entre amigos. Isso não deveria ser uma preocupação...
    Continuem brilhando!
    Beijo

    ResponderExcluir