quarta-feira, setembro 15

E o Alguma Bossa pede ajuda novamente!!!

Entraremos em obra....e aí.....queremos ajuda....

Somos "ecologicas de meia-tijela" mas somos esforças e queremos pensar no que pode ser feito na obra que gere economia e menos entulho...

Já sabemos as descargas com opção de "mais ou menos" fluxo;

Já sabemos que os chuveiros redondos, lindos e caros tb soltam mais agua do que o necessário;

E já sabemos que existe o "piso sobre piso"que não precisa retirar o antigo e por isso gera menos entulho...

Além disso já está nos nossos planos colocar no projeto um espaço na area que eu já consiga separar o lixo.



O que mais? Algum site que possa nos ajudar? Alguem tem mais alguma boa dica?

11 comentários:

  1. Gosto muito disso. Tento fazer o máximo que posso em casa. Separo o lixo, separo oleo de fritura não descartando na pia, evito desperdício de água no banho, ao escovar os dentes... E pretendo em casa, seguir com exemplos aos futuros "pimpolhos
    " que pretendo ter. Acho que tem muito haver com exemplo dentro de casa o futuro do nosso mundo. Escrevi um dia no meu blog sobre o tema, segue link para quando tiver um tempinho http://melhor-davida.blogspot.com/2010/08/educacao-meio-ambiente.html Vai observar no texto dois links para acessar sobre o assunto. Abraço e parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  2. Curti o saquinho com jornal daqui, ó:

    http://viladoartesao.com.br/blog/2010/09/dica-de-reciclagem-para-fechar%E2%80%93sacos%E2%80%93de-mantimentos/

    ResponderExcluir
  3. Reforma green tem muita bossa!
    Dê uma olhadinha nesse site:
    http://planetgreen.discovery.com/home-garden/green-home-improvement-addvalue.html
    Tem algumas dicas separadas por categoria e tem vários links para outras informações a respeito.
    Boa Sorte!

    ResponderExcluir
  4. Olá, adoro visitar o blog pois os posts são sempre gostosos de ler e ver.
    Falando um pouco sobre a reforma... tem mais algumas coisas que podem ser feitas:
    - trocar as lâmpadas incandescente por fluorescentes. Essas ultimas podem ser mais caras, mas consomem até 80% menos que a primeira e duram muito mais.
    - Há válvulas especiais que podem ser adaptadas à sua atual torneira que diminui a quantidade de água despejada. Essas válvulas são uma espécie de tarraxas com pequenos furos que fazem a água sair borbulhante, economizando até 40% em volume.

    Pesquisando sobre reformas ecológicas, achei essa empresa que pratica tal reforma: http://www.idhea.com.br/reforma.asp

    Não sei se são ideias como essa que voces procuram, mas de repente algo disso tudo possa ser usado.

    []s

    Andréa [ Zyg ]

    ResponderExcluir
  5. Ah, se tiver espaço, pode instalar uma cisterna para coletar água da chuva, que depois pode ser utilizada nos banheiros e para molhar plantas. É o meu sonho de consumo no momento, pois a disponibilidade de água diminui na mesma proporção que a conta de água sobe a cada dia!!!Beijinhos, Maria Tais

    ResponderExcluir
  6. Eu acho bloco de vidro a coisa mais linda e é uma ótima fonte de iluminação, porque entra claridade de fora e você não precisa de luz acesa durante o dia todo. Janelas grandes ajudam também, e ainda ventilam. Outra coisa boa é cruzar portas e janelas, pro vento encanar.
    Se sua casa for isolada, você pode também usar o telhado verde. Não precisa de muita coisa, e você ganha um quintal especial.
    E que tal uma sisterna? É ótimo para economizar água: você pode usar a água da chuva para lavar quintal, brincar com as crianças e regar as plantas.
    E outra coisa simples, e que todo mundo pode ter, é o aerador nas torneiras e mangueiras. Economiza água e ajuda a lavar com mais eficiência.
    ;)
    Espero ter ajudado! rs
    Beijocas

    ResponderExcluir
  7. Alem de todas as opções escritas.. o uso de vidro em grandes paineis ajuda muito na entrada de iluminação natural e esses vidros hj sao facilmente encontrados em lojas de demolição, assim como madeiras e até tijolos para paredes aparentes... Embora ainda caro no Brasil tb existe as Placas Solares que se economiza muito no aquecimento de chuveiro e agua das torneiras...

    ResponderExcluir
  8. Puxa vida, tem tantas dicas legais: pense em fazer um esquema de aproveitamento de água da chuva para lavar o quintal, pintar o telhado de branco ajuda a combater o aquecimento global, tente alinhas as janelas e portas para formar um corredor de vento, substitua telhas comuns por telhas de vidro em corredores entre os comodos para ganhar em iluminação natural.

    ResponderExcluir
  9. Acho o aquecimento solar uma otima alternativa para ajudar e em menos de 02 anos sei que paga o investimento. Outra otima opção é aproveitar a agua que sai da máquina de lavar roupa para lavar quintal, garagem, canil.... e a ultima agua do enxague para molhar jardim.
    Vamos divulgar estas ideias.
    Parabens!
    Letícia
    www.bebeaporter.com

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    Sou arquiteta e fiz um mestrado em sustentabilidade em Barcelona, qualquer coisa pode me mandar perguntas pro email sustentavel.arq@gmail.com. Estou preparando meu blog e espero que seja tão bom quanto o de vcs!
    Manda o planta da casa que eu ajudo vcs com maior prazer!!!

    Beijos

    Camila Pinheiro

    ResponderExcluir
  11. Adoro o blog de vocês e lei sempre os posts, muito bacanas!
    As ideias acima são muito boas, tem ainda a opção de criar um espaço pequeno para compostagem de lixo orgânico, que depois pode ser aproveitado para adubar as plantas, caso caiba no projeto uma pequena horta seria tudo de bom!
    Garrafas pet cheias de água e bem lindas e enfeitadas penduradas no teto também ajudam na refração da luz diminuindo o consumo e é bem cheio de "bossa", de repente em um cantinho da casa poderia ser uma opção.
    Madeira de demolição ou cetificadas também são tudo!
    Preste atenção na compra das tintas: base água sempre!
    Se for uma casa mantenha locias gramados ou espaço entre as pedras/azulejos para aumentar a permeabilididade do solo...
    É o que me lembro agora!
    Boa sorte na reforma!

    ResponderExcluir